sábado, 14 de outubro de 2017

Período colonial


Estamos no seculo XIX e as Santas Casas de Misericórdia foram criadas inicialmente em Portugal, ela foi instalada no Brasil na Vila de Santos. Em seguida foi para o Rio de Janeiro, Vitoria e Ilhéus.


Neste período Padre José de Anchieta e Frei Fabiano de Cristo já exerciam atividades de médicos e enfermeiros, pois cuidavam dos doentes dando banhos para evitar os sacrifícios e usavam plantas medicinais.

Em 1832 temos a Primeira Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde diplomou a Madame Durocher, a Primeira parteira mulher do Brasil se forma.

Ana Neri é uma das mulheres que se destacam na enfermagem do período colonial, ela nasce no dia 13 de dezembro de 1814 na Bahia.

Em 1844 casada em viúva-se de Isidoro Neri, com os três filhos servindo na Guerra do Paraguai decide ficar perto dos filhos. Com esta intenção escreve ao Presidente da Província oferecendo seus serviços.

Neri trabalha em alguns Hospitais em prol da Guerra e não mede esforços para o tratamento de feridos, improvisando ela faz a diferença.

Com a vitória do Brasil ela volta, é acolhida e homenageada.

Em 1880 faleceu no Rio de Janeiro. A primeira escola de enfermagem recebe o nome de Ana Nery.

AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM


AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM


A primeira escolas foi criada, na Inglaterra o Hospital Saint Thomas e depois nos Estados Unidos em 1873, logo essas diplomadas prestaram serviço em 1877 em Nova York.

Os deveres eram:

  1. O treinamento era o mais importante.
  2. Os hospitais deveriam intervir, porem as escolas deviam ter independência financeira.
  3. As enfermeiras profissionais eram responsáveis pelo ensino.
  4. As estudantes deveriam ter sua residência próximo ao local de aprendizado.

As escolas seguiam as regras do sistema Nightingale. Essas escolas deviam ser dirigidas por a enfermeira, as aulas eram mais didáticas e na seleção de candidatos era observado o ponto físico, moral, aptidão e intelectualidade.

ENFERMAGEM MODERNA


ENFERMAGEM MODERNA

No inicio o avanço da medicina veio trazer uma reorganização dos hospitais e o principal responsável é o médico. 
Nesta época as condições de salubridade eram grandes, pois o foco estava na criação de novos hospitais e não na preparação de pessoas para cuidar dos doentes com moléstias contagiantes. 
Os ricos continuaram a ser tratados nas suas casas, enquanto os pobres eram objeto de instrução e experiências, estes dependiam das irmãs da Casa de Misericórdia. 
 
FLORENCE NIGHTINGALE foi muito importante no inicio da enfermagem moderna inclusive na sua data de nascimento (12 de maio de 1820) comemora-se o dia mundial da enfermagem, ela nasceu em Florença, Itália e foi filha de Ingleses. 
Sua historia começa em 1844 quando decide querer servir a Deus como enfermeira, ela dizia que a voz de Deus tinha dito sobre sua Missão de vida. 
Logo Florence vai para  Roma com a Irmandade Católica, para o Egito e começa trabalhar na Kaiserswert, Alemanha.
No hospital aprende com as Irmãs de Misericórdia, Ordem Católica de Enfermeiras, fundada em 1829 em Dublin. Visita o São Vicente de Paulo na Maison de La Province.
Em 1854 a Turquia, Inglaterra e França declaram guerra à Rússia. Na Guerra da Crimeia que nossa Dama da Noite entra para história. 
Nightingale era conhecida como a dama da noite, porque era de noite que saia para atender os pacientes com uma lamparina, por isso o simbolo de enfermagem é a lamparina e serpente e o símbolo de técnico de enfermagem é a lamparina e a seringa. 
Na Guerra a mortalidade decresceu de 40% para 2% após a chegada de Florence e mais 38 enfermeiras leigas e outras religiosas que vieram de Hospitais diferentes.
          Em 1856 Florence é acometida de tifo e volta pra Florença.
Florence ganhou um prêmios e honras do governo por sua eficácia na Guerra da Crimeia. 
Nightingale faz um novo modelo chamado Modelo Nigthingaleano. Em 1859 o Hospital Saint Thomas utilizou essas normas.
A disciplina era militar, o ensino era dado por médicos e o curso tinha a duração de um ano.
Florence morreu no dia 13 de agosto de 1910.